Organização nos estudos: o vestibular está chegando!

O tempo voa para quem se dedica aos estudos. Parece que foi ontem que você entrou no curso pré-vestibular, e a prova já se aproxima. É hora de não deixar se abater pela ansiedade e focar na organização nos estudos para o vestibular.

Isso pode ser feito de muitas maneiras, quer saber algumas? Acompanhe este texto e conheça 4 etapas para deixar seu cronograma de estudar imbatível para o vestibular.



1. Faça a divisão das disciplinas
O vestibular é uma prova que exige diversos conhecimentos e, para que nenhum conteúdo seja deixado para trás, é importante fazer a divisão das matérias.

Como fazer? Separe um tempo maior para aquelas disciplinas que você percebe que são mais difíceis: matemática, física e biologia geralmente estão entre as que apresentam maior dificuldade. Portanto, dedique-se tanto ao material teórico quanto ao de exercícios.

Evite estudar essas matérias no fim do dia, as disciplinas que você menos domina devem estar sempre no início da rotina de estudos. Isso porque sua mente está mais fresca e descansada, o que aumenta a concentração e a fixação da matéria.

2. Não perca tempo com estudos aprofundados
Muitos candidatos, acabam se empolgando com alguns temas da prova e, geralmente, gostam mais de uma disciplina, aprofundando demais a elas e perdendo o foco nos estudos de forma geral.

O vestibular está chegando e é preciso dar atenção a todas as matérias previstas. Sendo assim, não fique buscando informações complementares que não contribuirão tanto para a resolução das questões na prova.

3. É hora de revisar
Desde o dia em que começou os estudos, provavelmente você deve ter aprendido muitas coisas. Mas você tem o hábito de revisar todo esse conteúdo? Se a resposta for não, comece a fazer isso agora!

A revisão é fundamental, pois o nosso processo de aprendizado acontece principalmente pela repetição. Sendo assim, faça resumos das disciplinas e leia-os com mais regularidade.

É recomendável que a revisão seja feita logo depois que a matéria foi estudada. Assim, você mantém vivo aquele conhecimento na sua memória e aumenta as chances de passar direto no vestibular.

4. Fuja das distrações
Televisão ligada, smartphone com jogos e internet no computador: essas são verdadeiras tentações para os estudantes. Ainda mais agora que o vestibular está perto, é preciso deixar de lado as distrações durante os estudos para que elas não comprometam o seu rendimento.

Neste sentido, desligue todos os dispositivos eletrônicos que não são necessários para os seus estudos. É melhor fazer intervalos pontuais durante a sua rotina para renovar as energias e não comprometer o seu desempenho.

Essas foram algumas dicas para a organização nos estudos para o vestibular. Além de seguir esses passos, é interessante não exagerar no aprendizado na véspera da prova. Seu corpo e mente precisam ficar mais descansados para aguentar a maratona de questões, portanto, separe um tempo para relaxar e boa sorte !
 Outras Notícias
05/04/2018

COMUNICADO DE FRAUDE

25/01/2018

Ministro da Educação pede US$ 250 milhões para reforma do ensino médio

25/01/2018

Sistema de cotas ou ampla concorrência?

24/01/2018

IFB oferece mais de 900 vagas para o Sisu 2018/1

24/01/2018

Cebraspe convoca candidatos para o SiSUnB

24/01/2018

MEC adia para 29 de janeiro prazo de adesão de faculdades ao Novo Fies

22/01/2018

UnB retifica edital do Sisu e divulgará lista de aprovados em nova data

19/01/2018

205 redações do Enem desrespeitam direitos humanos

19/01/2018

MEC divulga novo calendário do Sisu

19/01/2018

Notas médias no Enem caem em ciências humanas e linguagens, e sobem em matemática e ciências da natureza

Horário de funcionamento:
De segunda à sexta das 8:00hs as 12:00hs e das 14:00hs as 18:00hs
Unidade Brasília
(61) 3245-7881