O que devo considerar ao escolher uma universidade ?



Quem está concluindo o Ensino Médio sabe que não é fácil qual carreira escolher. Depois de tomar essa decisão, outra escolha é complicada: qual universidade cursar?

Atualmente, há muitas universidades, faculdades e centros universitários em todo o país, tanto particulares quanto públicas. Mas o que você deve considerar ao escolher uma universidade? Com a nossa expertise, nossas dicas são:

Veja a localização da universidade

Quando você estiver pesquisando sobre a universidade que quer se candidatar, é importante saber onde ela se localiza. Muitas faculdades possuem mais de um campus e, dependendo do curso, a localização pode variar.

É importante verificar se há facilidade de acesso ao local, opções de transporte público ou mesmo facilidade de acesso por automóveis. É preciso verificar o tempo de deslocamento da sua residência até a universidade e qual meio de transporte será viável para esse deslocamento. Se você trabalha, terá de verificar o tempo de deslocamento do local de trabalho até a faculdade.

Converse com quem estuda ou tenha estudado

Quem está estudando ou já estudou na universidade que você pretende cursar, sabe e conhece o funcionamento da instituição. Uma conversa com esses alunos e ex-alunos será uma ótima referência e ajudará você a formar uma visão sobre a universidade! O ideal é que o aluno ou ex-aluno seja do curso que você pretende fazer.

Pesquise a reputação da universidade e dos cursos

Além de conversar com alunos e ex-alunos, é importante fazer uma pesquisa sobre a reputação da universidade. É bom verificar a sua situação no MEC e também a pontuação do curso no ENADE. Veja também a situação dos ex-alunos no mercado de trabalho e como o mercado vê essa universidade.

Faça uma visita e veja a infraestrutura do local

Fazer uma visita à universidade para conhecer a localização e também a infraestrutura é muito bom para saber mais sobre ela. Peça para conhecer as salas, a biblioteca e os laboratórios. Se tiver dúvidas, faça perguntas que irão ajudar você a escolher a universidade.

Pesquise sobre os professores que compõem o corpo docente

Pesquise sobre a lista de professores que compõem o corpo docente do curso que você pretende cursar. Há instituições de ensino superior que disponibilizam esta lista e também seus respectivos perfis. Pode ser interessante também entrar em contato com algum professor para saber mais sobre sua carreira escolhida.

Verifique a grade curricular do curso que deseja fazer

O mesmo curso é oferecido por diversas universidades, porém é importante verificar a grade curricular de cada instituição, pois ela costuma variar de um local para o outro. Algumas universidades podem focar seu conteúdo em aulas práticas e outro em teóricas e outras possuem conteúdo mais empíricos enquanto outras focam na técnica. Avalie bem para encontrar qual se encaixa mais no seu perfil.

Veja os benefícios e experiências da universidade

Muitas universidades oferecem experiências além da sala de aula, dos livros e do papel e caneta como: cursos extracurriculares, empresa júnior, iniciação científica, convênios com empresas, atividades práticas relacionadas a área, participações em competições e campeonatos, palestras, intercâmbios, etc. As atividades extras agregam conhecimento e contribuem para a sua formação profissional.

Se for particular, confira quais são as mensalidades

Caso opte por uma universidade particular e necessite de uma ajuda financeira, verifique se a instituição oferece algum tipo de bolsa ou financiamento estudantil como: Fies, Prouni, desconto na mensalidade pelo ranking no vestibular, bolsa esporte, bolsa por monitorias, bolsa estágio, etc.
 Outras Notícias
11/12/2017

Os cursos superiores mais procurados nos próximos anos

11/12/2017

Sisu 2018: inscrições começam no dia 29 de janeiro

08/12/2017

Temer sanciona novas regras do Fies, que terá 3 modalidades em 2018

08/12/2017

Base Nacional Curricular voltará a ser discutida pelos conselheiros no dia 15

07/12/2017

Presidente da República sancionará Lei do Novo Fies nesta quinta (7)

07/12/2017

Sessão que vai deliberar sobre a Base Nacional Curricular começa nesta quinta

06/12/2017

Como atrair jovens qualificados para a carreira de professor?

06/12/2017

Estudantes do DF serão premiados por desempenho em Olimpíada de Matemática

05/12/2017

Saiba como é a vida em um colégio interno

05/12/2017

Microempreendedores têm prioridade para fazer reparos em colégios públicos

Horário de funcionamento:
De segunda à sexta das 8:00hs as 12:00hs e das 14:00hs as 18:00hs
Unidade Brasília
(61) 3245-7881